Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Jordão está poluído demais para batismos, diz ONG


Tradição diz que Jesus teria sido batizado no curso d`água, hoje controlado por Israel




O rio Jordão está tão contaminado que seria perigoso celebrar batismos no local onde Jesus teria recebido o primeiro sacramento, segundo a tradição cristã. A denúncia foi feita pela associação Amigos da Terra/Oriente Médio, por meio de um comunicado.

Eles pedem às autoridades regionais que cessem os batismos no baixo Jordão até que a qualidade da água esteja ali conforme as normas exigidas para as atividades turísticas.

A associação de defesa ambiental menciona a possibilidade de um risco sanitário. Até agora, o ministério israelense de Meio Ambiente não comentou as denúncias.

O rio fica na região controlada pelo Exército israelense, que proíbe o acesso ao rio perto da cidade palestina de Jericó, na Cisjordânia.

Nos últimos anos, após pressões do ministério israelense do Turismo, o Exército tem autorizado a visita de peregrinos, por meio de solicitações especiais.

Em maio, a Amigos da Terra já havia denunciado em um relatório que o Jordão "se reduziu a um simples riacho no sul do lago de Tiberíades, seco pela exagerada exploração das águas e devastado pela contaminação".

Segundo a organização, 98% de suas águas foram desviadas por Israel, Síria - que explora seu afluente, Yarmuk - e Jordânia.

Nenhum comentário: