Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de março de 2012

TRÊS SEGREDOS PARA NÃO SE ENVOLVER EM CONFLITOS

1º SEGREDO: OS OLHOS – “Veja o Suficiente”
Procure olhar as coisas pelo prisma que elas estão. Não busque investigar, inquirir o que não podes resolver. Há situações que se resolvem por si mesmo. O tempo é mais eficiente do que a nossa denúncia de minúcias que não somam em nada.
Olhe para as pessoas, como humanos; alguém que está ali porque quer o seu bem. Querer encontrar defeitos é querer perder-se num labirinto de desconfiança. Quem procura as rugas no rosto perde o tempo de ver o brilho no olhar.
Procure ver o suficiente.
2º SEGREDO: OS OUVIDOS “Ouça o Essencial”
Procure filtrar o que ouve. Não podes tapar os ouvidos sobre o que as pessoas falam; porém, podemos escolher o que guardar em nossa memória.
Tudo que é nocivo, tudo que é perturbador, devem ser eliminado, “deletado”, dissolvido da mente; bem antes de se tornar uma voz de comando que venha dissolver a auto estima.
As pessoas tem o direito de nos julgar; porém, jamais terá o poder de nos moldar ao seu gosto, a menos que nos deixemos ser manipulado pelo que dizem.
Há uma máxima que diz: “estão falando! De quem falam? Deixem que falem.”
O que as pessoas acham de nós nunca irá determinar o que somos de verdade.
Procure ouvir o essencial.
3º SEGREDO: A VOZ “Fale o Necessário”
Procure falar o que sente; porém nem tudo que sentimos deve ser expressado de forma repentina, sem uma reflexão; já dizia o sábio Salomão: “como maçãs em bandeja de pratas, assim são as palavras ditas em seu tempo”.
Nos julgamos às vezes o dono da verdade e achamos que aquilo que falarmos soará como um veredicto final. É, exatamente nesta hora que podemos ouvir o que não esperávamos; simplesmente porque falamos o que não era necessário; ou julgamos ser o tempo de dizer algo que ainda não estava maduro para se dizer.
O pregador Salomão conclui: “Há tempo para todas as coisas. Tempo de falar. Tempo de Calar”
O que você teria de tão importante a falar pra alguém hoje?
Não diga hoje. Não diga nada por enquanto. Talvez, nem seja necessário dizer!

Nenhum comentário: