Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Duas dicas: Um livro e um filme (Reportagem do O Globo)



O livro - que infelizmente ainda não tem previsão de lançamento em português - chama-se "Marijuana is safer - So why are we driving people to drink?" (Maconha é mais segura - então por que estamos levando as pessoas a beber?). Trata-se de um estudo feito pelos especialistas Steve Fox, Paul Armentano e Mason Tvert, três dos mais respeitados ativistas por mudanças nas políticas sobre drogas dos Estados Unidos. Com prefácio do ex-chefe de polícia da cidade de Seattle (cujo novo procurador-geral, aliás, acaba de anunciar que vai arquivar todos os processos por porte de maconha, em mais um capítulo do movimento de flexibilização de que toma conta dos estados da Costa Oeste dos EUA), o livro traz uma extensa comparação entre os efeitos, os danos e o status legal das duas drogas recreacionais mais populares do mundo: a maconha e o álcool. Através de um exame objetivo sobre as leis e as práticas sociais que envolvem as duas substâncias, os autores expõem uma questão que, apesar de cada vez mais óbvia, ainda é muito pouco debatida: porque ainda punimos cidadãos que fazem a escolha racional - e evidentemente mais segura - de usar maconha no lugar do álcool?

Apesar do tema polêmico, "Marijuana is safer" não é um livro apenas para iniciados, seja na defesa da liberação do uso da droga ou nos debates sobre mudanças na legislação. Para quem não conhece a maconha, o livro tem uma extensa introdução sobre a história e os efeitos da erva, além de uma consistente argumentação contra os mitos criados pelas atuais políticas de governo sobre o comportamento de quem a usa. Na Amazon, é possível adquirir o livro por menos de U$15. A livraria virtual, aliás, já oferece pelo menos 40 títulos com visões reformistas sobre a maconha - todos em inglês.

O filme também não tem ainda uma versão dublada ou com legendas em português. Mas nesse caso, não precisa. "Dancing with the devil" (Dançando com o Diabo) é o documentário do jornalista inglês Tom Phillips, do The Guardian, sobre a guerra do tráfico no Rio de Janeiro. O filme, que passou sem muito alarde no Festival do Rio do ano passado, é um testemunho competente da babel criminal, social, ética e religiosa na qual se transformou a dinâmica do "combate" (com muitas aspas) ao tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Focando o dia-a-dia de um policial, um poderoso chefe do tráfico e um ex-traficante que virou pastor evangélico e hoje transita entre os dois lados, o jornalistas traça um painel assustador - porém sem maniqueísmos - da situação de guerra civil não declarada que vive-se hoje na cidade
Queridos irmão em Cristo temos que nos informar, pois a cada dia novas drogas são introduzidas em nossa sociedade, desejo através deste blog noticá-los sobre novas drogas e também desperta-los para essa realidade que é tão patente a todos. Temos visto ao longo dos anos nossa sociedade se degradando e famílias sendo dizimadas. Vamos orar pois ha esperança em Cristo nosso Senhor. Não se conforme parta para ação: ORE, JEJUE, EVANGELIZE... SEU TRABALHO FLORECERÁ E DARÁ MUITOS FRUTOS.
Deus te abençoe, Pr. Vicente Spolodorio

Nenhum comentário: