Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Mephedrone, nova droga, avança na Inglaterra, amparada pela internet!!!!

Depois de um longo - mas nada tenebroso - inverno, volto a postar no Sobredrogas, espaço do qual estive ausente por conta de meus ensaios para o mestrado. Planejei varias voltas triunfais, mas, de fato, nada poderia me dar mais prazer do que escrever sobre a mais recente pesquisa da revista britânica Mixmag. Lembram da edição da Revista do Globo centrada em uma pesquisa sobre drogas feita na noite do Rio? Pois bem, o trabalho que a Mixmag faz há anos inspirou aquela edição da Revista. Trata-se da mais completa pesquisa sobre usos de drogas em casas noturnas do mundo. Nesta edição, o destaque vai para a a mephedrone, entorpecente cujo uso cresce brutalmente entre os ingleses. Obviamente, álcool, tabaco, canabis e cocaína mantêm seu prestígio histórico na Inglaterra, com altos níveis de consumo. Mas a nova droga ganha popularidade com base naquilo que há muito falamos: é de difícil identificação e fácil de transportar, como boa parte dar drogas sintéticas. Enquanto nosso governo gasta fortunas enxugando gelo com usuários e toma uma surra no combate a grandes carregamentos, o futuro parece prometer nuvens ainda mais pesadas assim que as drogas sintéticas forem maioria, como a Europa sinaliza. O mais interessante nesta história é que a Mephedrone é largamente comprada on-line, por se tratar de uma substância lícita (é um fertilizante). "Assim como mudou o jeito como consumimos música, a internet está mudando a forma através da qual consumimos drogas" diz o texto da revista, focada em música eletrônica.

Mas chega de bla, bla, bla e vamos aos números que a Mixmag traz. Antes, só para lembrar, a revista cita o álcool, consumido por 97% do entrevistados, como um grande problema e mostra que 89,8% dos consultados bebem acima do nível considerado seguro, saudável. A pesquisa diz que…

- Dos entrevistados, consumiram ao longo de 2009 as seguintes drogas:

1. Maconha: 93%
2. Ecstasy: 91%
3. Cocaína: 86,7%
4. MDMA (em pó): 80,7%
11. Mephedrone: 41,7%
13. Viagra: 23%
16: 13,8%

- Dos entrevistados, consumiram as seguintes drogas no último mês do ano:

1. Maconha: 54,4%
2. Ecstasy: 48,4%
3. Cocaína: 47,4%
4. Mephedrone: 33,6%

A pesquisa também traz dados interessantes sobre o tabaco. Mostra que dos entrevistados, 44% fumaram pelo menos durante 25 dias no último mês. Revela ainda que 37,8% são fumantes regulares, acima da média mundial de 22% da população.

A Mixmag também consultou os frequentadores de clubes noturnos sobre problemas com a polícia em função do uso de drogas. Aqui, fica uma boa lição para as autoridades brasileiras a respeito do tratamento desejável em relação a usuários. De acordo com a pesquisa, 22% dos consultados portavam drogas quando revistados por policiais. Deste total, 47% foram liberados após uma conversa; 38,7% levaram uma advertência verbal e foram liberados; 1,9% tiveram que comparecer a uma corte e foram libertados; 7,9% foram a juízo e tiveram que pagar uma multa; 3,3% pagaram multa e prestaram serviços comunitários; 1,1% foram efetivamente presos.

Sobre a Mephedrone, a revista liberou o conteúdo de sua pesquisa on-line. Trata-se de um pó que, cheirado por longos períodos, provoca reações violentas, como paranóia e enjôo. Uma das razões para o aumento do consumo seria o preço, cerca de £10 por grama, contra algo como £ 100 por grama de cocaína, cujos efeitos são parcialmente comparáveis ao da Mephedrone. Outra razão seria o aumento do desejo sexual, característica esta tradicionalmente associada ao ecstasy. Clique aqui e lei mais.

A consulta da Mixmag, realizada principalmente entre jovens entre 18 e 27 anos (81% com trabalho permanente), é inspiradora no sentido de nos fazer entender melhor o consumo e a prevenção às drogas. Torcemos para que o Globo, na vanguarda desta discussão, retome, e se possível amplie, sua pesquisa em 2010.

Nenhum comentário: